Médicos Sem Fronteiras

Projetos concluídos

Médicos Sem Fronteiras

Desafio Do Cliente

O projeto surge como forma de combate às questões que se faziam sentir na sede dos Médicos Sem Fronteiras – angariação de fundos insuficientes e reduzida capacidade de atrair doadores.

Tendo a organização acabado de aterrar e montar sede em Portugal, o problema mencionado é acentuado pela falta de reconhecimento local e pela concorrência que se fazia sentir por parte de outras instituições. Ainda que o trabalho dos Médicos Sem Fronteiras seja reconhecido mundialmente, as campanhas no nosso país são uma novidade para os doares já fidelizados ao trabalho de outras ONG, acabado por dificultar a recolha de donativos e angariação de “doadores regulares”.

Foi então evidenciada a vontade de contrariar esta situação e garantir que a instituição ganhasse algum reconhecimento e fidelização local. Nesse mesmo sentido, foi elaborado pela FEP Junior Consulting um plano de ações a adotar pela instituição com o objetivo de se conseguir sustentar e contribuir para a realização das campanhas internacionais e locais

Tipo De Projeto

Este projeto foi focado num Estudo de Concorrência, incluindo também uma parte referente ao Posicionamento da própria organização

Etapas do Projeto

01

Numa parte inicial foi feito um enquadramento geral da organização, bem como a análise dos seus concorrentes, de forma a perceber qual o posicionamento atual dos Médicos Sem Fronteiras em Portugal e como se poderiam destacar perante as restantes ONG com presença significativa.

02

Numa segunda parte do projeto foram analisados os doadores e as suas preferências através da análise de inquéritos e estudos prévios, de forma a permitir compreender oportunidades que pudessem solucionar os dois principais problemas destacados: angariação de fundos insuficientes e reduzida capacidade de atrair doadores. Os Médicos Sem Fronteiras beneficiam de reconhecimento internacional, mas alguma dificuldade na retenção em Portugal por terem acabado de se instalar no país.

03

Numa terceira fase foi elaborado um plano de ações para combater estas mesmas questões, com medidas concretas e sugestões que permitissem então atrair os doadores.
Opinião Do Cliente